Notas de Imprensa

Literariamente António Gedeão

mynetpress - Portal de Informação - Sindicato dos Professores da Grande Lisboa

Data: 01-09-2006 ; Páginas: 26
Fonte: Notícias da Manhã
C/ Foto | PB

Biblioteca Nacional recebe correspondência de Rómulo de Carvalho

Literariamente António Gedeão

Os documentos foram oferecidos por Luís Amaro e serão integrados no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional.

A Biblioteca Nacional, em Lisboa, anunciou ontem que recebeu uma doação de originais de mensagens enviadas pelo investigador Rómulo de Carvalho, Literariamente António Gedeão, ao poeta Luís Amaro entre 1969 e 1995. Os documentos foram oferecidos por Luís Amaro e serão integrados no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional, num núcleo que integra cartas, manuscritos originais e provas tipográficas de vultos de referência da cultura portuguesa contemporânea.

O centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho, historiador, cientista, professor durante 40 anos, e literariamente conhecido como António Gedeão, será assinalado a 24 de Novembro. Para lembrar a data, será lançada uma obra com as memórias do autor, incluindo alguns dos seus poemas. Rómulo de Carvalho morreu em 1997.

Luís Amaro foi co-fundador e co-director da revista Árvore, publicada entre 1951 e 1952, colaborou ainda na Seara Nova e foi posteriormente director-adjunto da Colóquio/Letras. Esta colaboração literária permitiu-lhe reunir um vasto arquivo literário, incluindo um grande número de missivas.