Notas de Imprensa

SPA homenageia António Gedeão e Urbano Tavares Rodrigues

Data: 13-11-2006; Páginas: 12:07
Fonte: RTP Online

SPA homenageia António Gedeão e Urbano Tavares Rodrigues

O poeta António Gedeão será homenageado dia 21 na Sociedade Portuguesa de Autores, numa cerimónia em que se evocará a forte marca que a sua poesia deixou na música portuguesa.

Às 18:30, no Auditório Frederico de Freitas, no edifício-sede da SPA, na Avenida Duque de Loulé, Manuel Freire e José Niza, dois dos compositores que musicaram poemas de Gedeão, falarão da sua experiência.

Em seguida, o cantor Samuel interpretará algumas dessas canções.

Segundo fonte da SPA, familiares do poeta assistirão à sessão.

A mesma fonte realçou ser esta homenagem, entre outras já realizadas ou a realizar, por iniciativa de múltiplas entidades, aquela em que a "poesia cantada" de Gedeão aparece mais "nitidamente" referenciada.

Manuel Freire, hoje presidente da SPA, foi, ainda nos anos 60, um dos primeiros compositores e intérpretes a transpor para a música poemas de Gedeão, entre os quais "A pedra filosofal" e "Lágrima de preta".

No mesmo dia, meia hora antes de se iniciar a homenagem a Gedeão, e no outro edifício da SPA, na Rua Gonçalves Crespo, será apresentado publicamente um tríptico da autoria da pintora Manuela Pinheiro de homenagem a Urbano Tavares Rodrigues.

Assistirão à sessão o homenageado, um dos grandes nomes da literatura portuguesa, e a pintora.

O tríptico passará a estar exposto em permanência no "hall" de entrada do edifício da Sociedade Portuguesa de Autores, na Rua Gonçalves Crespo, 62.

A fonte da SPA esclareceu à Lusa que Manuela Pinheiro ofereceu a obra ao escritor e este, com o acordo da pintora, o doou à sociedade de autores.