Convites não Aceites

Ano Data Descrição
1936 É convidado por Álvaro Machado para Assistente de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
1958 É convidado para ser entrevistado na RTP, após publicação do seu livro de poemas Teatro do Mundo.
1959 15 de Maio É convidado para dirigir o periódico Átomo.
1960 É convidado por Vieira de Almeida, para traduzir livros científicos da Pelikan, do inglês para português.
1963 11 de Fevereiro Natércia Freire convida-o para dizer poemas seus em sua casa.
1964 14 de Janeiro Recusa fazer parte do júri da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que premiará a melhor poesia dedicada à Mãe, no dia 8 de Maio.
1964 18 de Junho É convidado por Jorge Borges de Macedo para leccionar a cadeira de História da Cultura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
1965 5 de Janeiro Hernâni Cidade, a pedido do Ministro da Educação, convida-o a constituir uma comissão para celebrar o centenário do nascimento de Bocage.
1965 25 de Janeiro É convidado para ir a Oak Ridge (Estados Unidos da América), durante dois meses, seguir um curso preparatório da exposição “Átomos em Acção”, que os americanos efectuaram em Portugal.
1965 4 de Março É convidado oficialmente para se deslocar a Luanda, durante 15 dias, proferir conferências para “elevar o nível cultural e moral dos professores de Angola”.
1966 Fernando Ribeiro de Melo e Mário Cesariny de Vasconcelos, pediram-lhe que fosse testemunha de defesa num processo instaurado a propósito da Antologia de Poesias Eróticas, organizado por Natália Correia.
1966 É convidado pelo jornal Comércio do Porto para escrever artigos de fundo quinzenais.
1967 8 de Maio É convidado, por José Calado, investido da necessária autorização ministerial, para Reitor do Liceu de Pedro Nunes.
1969 7 de Janeiro É convidado, pelo Gabinete de Estudos de Acção Educativa, para se deslocar a dois países à sua escolha e neles tomar conhecimento do ensino que se pratica em Física e Química.
1969 14 de Julho É convidado pelo Ministro da Educação, José Hermano Saraiva, para Inspector Geral do Ensino Liceal.
1969 18 de Julho É convidado para se deslocar a Copenhaga para assistir a reuniões de Física sobre a introdução da Relatividade e da Física Quântica no ensino liceal.
1969 4 de Setembro É convidado, pelo Ministério do Ultramar, para se deslocar a Lourenço Marques a fim de dar instrução aos professores de Física e de Química, futuros metodólogos dos liceus normais criados em Moçambique.
1969 17 de Outubro Jacinto do Prado Coelho, Presidente da Academia de Ciências, convida-o para se encarregar da redacção da parte científica do Dicionário da Academia.
1970 18 de Fevereiro É convidado por Renato Ferreira, orientador das actividades culturais da Companhia Nacional de Navegação, para presidir a um júri para premiar quadras populares.
1970 20 de Fevereiro É convidado pelo Sub-Secretário de Estado da Educação, da Direcção Geral do Ensino Técnico, para presidir e dirigir os jogos florais da Mocidade Portuguesa.
1970 30 de Outubro A Editorial Enciclopédia pede-lhe que se encarregue da actualização e complementarização da parte de Física e de Química da Enciclopédia Luso-Brasileira que ia ser ampliada e re-editada.
1971 15 de Julho António Alçada Baptista, do Centro Nacional de Cultura, pede-lhe para participar num grupo de escritores portugueses que pretendem constituir a representação nacional no P.E.N. Club.
1971 14 de Dezembro É convidado para reger a cadeira de Metodologia da Física da Faculdade de Ciências de Lisboa, por proposta do Conselho Científico daquela Faculdade. A proposta não era exequível porque a lei não permitia que se leccionasse, em simultâneo, no liceu e na universidade, por isso declinou o convite.
1972 É convidado pela Direcção Geral de Educação Permanente para realizar sessões de Didáctica da Física a futuros professores do ensino liceal.
1973 21 de Fevereiro Natália Correia, que trabalha na Arcádia, propõe-lhe a edição de uma colectânea de poemas seus, para essa editora.
1973 24 de Março É convidado pelo Ministério da Educação para participar em colóquios, com representantes da OCDE, sobre o ensino em Portugal. Declinou o convite, mas nesse encontro em que não estava presente, um professor inglês declama, na sua língua, o poema “Impressão Digital”. O Ministro da Educação, José Veiga Simão, assistiu.
1974 30 de Outubro É convidado pelo Ministro da Educação, Vitorino Magalhães Godinho, para orientar superiormente o processo de “saneamento político das pessoas que serviram o regime político anterior”.
1974 É convidado por Jorge Cenáculo, em nome da IMAVOX, para escrever um poema que seria apresentado como o hino do 25 de Abril. Declina, afirmando que não consegue escrever poemas de encomenda.
1974 É convidado por Fernando Bragança Gil para director da revista Gazeta de Física quando esta passou para a Sociedade Portuguesa de Física.
1976 25 de Janeiro É convidado, pela Direcção Geral do Ensino Básico, a participar na organização de um programa de Ciências da Natureza e na preparação dos respectivos professores.
1976 18 de Março É convidado por Varela de Freitas, do Gabinete de Estudo do Ministério da Educação para fazer parte de um grupo destinado a organizar as posições legais relativas aos livros escolares.
1976 30 de Abril É convidado, pela RTP, para ser entrevistado no programa “Escrever e lutar”.
1976 11 de Maio A revista Flama convida-o para ser entrevistado a respeito dos bonecos animados designados por Viking e Heidi.
1976 1 de Novembro É convidado por Jacinto do Prado Coelho, Presidente da Academia das Ciências de Lisboa para Sócio da Classe de Letras da Academia.
1976 2 de Novembro É convidado pelo Secretário de Estado da Orientação Pedagógica, Joaquim Romero de Magalhães, para dar a sua colaboração na reorganização do ensino de Física e de Química na escolaridade obrigatória.
1979 15 de Março A Sociedade Portuguesa de Física (delegação de Coimbra) convida-o a ali se deslocar para fazer uma conferência sobre Einstein.
1979 26 de Março É-lhe pedida colaboração para uma página do Diário de Notícias dedicada a Einstein, cujo aniversário de nascimento se comemora.
1979 É convidado para Académico da Academia de História por Alberto Andrade, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
1979 A RTP solicita-o para uma entrevista sobre a sua poesia.
1980 22 de Março Recebe o convite da parte do Ministério da Educação da República de Cabo Verde para participar num centro de preparação de pofessores de Física e de Química.
1980 15 de Abril O conselho directivo do Liceu Camões convida-o para intervir nas comemorações Camoneanas a realizar neste ano.
1980 MAIO É convidado, pela Escola Secundária de Ponta Delgada, para falar sobre o ensino das ciências físico-químicas.
1980 12 de Dezembro É convidado por Maria Emília Marques, com a aprovação do Ministro da Educação, para orientar superiormente o ensino da Telescola, no que respeita à formação de professores.
1981 16 de Julho É convidado para fazer parte da Comissão Nacional de Apoio ao II Congresso de Escritores Portugueses.
1983 5 de Janeiro É convidado por João Bessa, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, para efectuar uma palestra na inauguração das actividades desse ano da Sociedade Portuguesa de Física.
1983 25 de Março É convidado por Victor Gil, da Universidade de Coimbra, para efectuar uma palestra sobre “A Química em Portugal, no Passado”.
1983 7 de Abril É convidado pela Biblioteca Infantil do Palácio das Galveias (Câmara Municipal de Lisboa) para um encontro com crianças.
1983 28 de Junho É convidado por José Pinto Peixoto, Presidente da Academia das Ciências, para ingressar na Academia das Ciências, Classe de Ciências.
1983 22 de Novembro É convidado pelo Rotary Club de Almada para proferir uma palestra sobre balões, a propósito das comemorações do 2º centenário da ascensão do balão dos irmãos Mongolfier.
1983 26 de Novembro É convidado, por Eurico da Fonseca, para o seu programa sobre divulgação cientifica e Técnica na RTP, no sentido de se pronunciar sobre a compatibilidade entre a ciência e a poesia.
1983 Orlando Ribeiro pediu-lhe que aceitasse o convite para Sócio Correspondente da Academia das Ciências.
1987 27 de Abril É convidado pelo Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, Óscar Lopes, para se deslocar a Évora, juntamente com Miguel Torga e David Mourão Ferreira, falar de poesia.
1988 7 de Novembro É convidado para integrar uma comissão, presidida por José Ferrer Correia, da Universidade de Coimbra, destinada a “traçar o perfil” do estudante do ensino secundário ao ingressar no ensino superior. O convite foi feito directamente por um dos Secretários de Estado do Ministério da Educação.
1989 20 de Fevereiro A RTP – Porto convida-o para ser entrevistado.
1990 7 de Novembro É convidado por José Manuel dos Santos para fazer parte da Comissão de Honra da candidatura de Mário Soares à Presidência da República.
1996 19 de Dezembro É convidado pela Academia de Música de Santa Cecília, para participar numa sessão em sua homenagem,a realizar no dia 12 de Janeiro de 1997.