Homenagens

Ano Data Descrição
1969 4 de Novembro José Newton Alves de Sousa profere a conferência “Considerações sobre a Poesia de António Gedeão”, no XI Seminário de Verão, promovido pelo Instituto de Estudos Portugueses da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Foi feita, no mesmo ano, uma publicação desta conferência pelo Centro de Estudos Portugueses, da Faculdade de Filosofia do Crato, Ceará, Brasil.
1978 13 de Abril É feita uma homenagem a António Gedeão na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, com canções, recitações e teatro.
1979 É publicado o artigo “Aspectos da Poética de António Gedeão: apresentação do corpus”, Arquivos, vol. 3, nº 3, Universidade Federal do Paraná, Centro de Estudos Portugueses, da autoria de Jayme Ferreira Bueno.
1979 É apresentada a tese de dissertação Aspectos da Poética de António Gedeão, para a obtenção do título de Mestre em Letras, por Jayme Ferreira Bueno, Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil. Foi orientador da tese Vicente de Ataíde.
1981 É publicado o artigo “Leitura social de 3 poemas de António Gedeão”, Revista da Universidade dos Açores (Série Ciências Humanas), nº 3, da autoria de Maria Adelaide Coelho da Silva.
1984 António Gedeão é abordado no estudo A Inteligência da palavra – Achegas para uma ciência poética, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, da autoria de Christopher Auretta.
1985 27 de Maio Homenagem a António Gedeão em casa de Maria de Lima, filha da escritora Veva de Lima. Falam o Eng.º Furtado Coelho, David Mourão Ferreira e Maria Germana Tânger recita poemas seus.
1987 10 de Junho É-lhe atribuído, pelo Presidente da República Mário Soares, no Palácio da Ajuda, o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, em reconhecimento da sua obra pedagógica como professor do ensino secundário e também da sua obra escrita, tanto de história como de divulgação das ciências, bem como de poeta.
1987 24 de Junho Homenagem na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Monte da Caparica).
1987 14 de Julho O Conselho Administrativo da Academia das Ciências de Lisboa oferece-lhe o Colar da instituição atendendo aos serviços prestados à mesma.
1988 A Sociedade Portuguesa de Física elege Rómulo de Carvalho como Presidente Honorário e oferece-lhe uma obra ilustrada de Leonardo da Vinci.
1988 A Escola Secundária de Pedro Nunes organiza uma exposição onde a sua memória é recordada. Nessa exposição figuram as peças que imaginou e construiu para o ensino da Física.
1988 Na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa organiza-se uma homenagem a Rómulo de Carvalho, por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física, relatada na Gazeta de Física, da qual foi co-fundador e co-director entre 1946 e 1974.
1989 20 de Dezembro Os Correios de Portugal, editam fragmentos do poema “Menino sem velas”, na publicação Portugal em Selos, 1989, edição anual, de luxo.
1991 10 de Junho Homenagem de antigos alunos do Liceu de Camões, com oferta de uma medalha de bronze com o seu nome.
1991 5 de Julho Assina o seu nome nos painéis de azulejos de Bartolomeu Cid dos Santos, Estação de Metropolitano de Entrecampos, Lisboa.
1992 31 de Agosto É atribuído o nome de António Gedeão a uma escola da Cova da Piedade: Escola Secundária António Gedeão, por despacho do Secretário de Estado dos Recursos Educativos, José Manuel Bracinha Vieira.
1993 22 de Março É inaugurada a exposição permanente do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, na Rua da Escola Politécnica. A abrir a exposição, o “Poema para Galileo” de António Gedeão.
1993 25 de Maio Homenagem na Escola Secundária António Gedeão, com exposição bibliográfica e com a sua presença.
1993 25 de Junho Daniel Serrão apresenta, na Academia das Ciências, uma comunicação intitulada “A poesia de António Gedeão e a geração (ou invenção?!) da palavra”, Memórias da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Ciências), tomo XXIII.
1993 DEZEMBRO No XII Encontro de Coros das Instituições Militares de Ensino Secundário é feita a primeira audição do “Poema da Malta das Naus”, musicada pelo Prof. Pe. Miguel da Silva Carneiro, pelo Orfeão do Colégio Militar.
1994 27 de Abril Homenagem do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, realizada no CINEARTE, em Lisboa.
1995 8 de Junho Recebe o colar, o gorro e o título de doutor honoris causa pela Universidade de Évora. Fernando Bragança Gil proferiu o laudatio. Na segunda parte da sessão, foi rendida homenagem ao poeta António Gedeão. No acto foi-lhe entregue uma medalha de prata com os dizeres “Honesto estudo com longa experiência misturado. Universidade de Évora”.
1995 8 de Junho O jornal Público oferece, juntamente com a edição do jornal, um livro com 6 poemas de António Gedeão.
1995 É publicado o livro Doutoramento “honoris causa” de Dr. Rómulo de Carvalho, Universidade de Évora.
1996 10 de Fevereiro Homenagem do Centro de Formação Contínua de Professores de Cascais.
1996 22 de Março Comunicado do Conselho de Ministros: “Homenagem Nacional a Rómulo de Carvalho. Completando o Professor Rómulo de Carvalho, que é também o poeta António Gedeão, o seu 90º aniversário no presente ano, o Governo organizará uma homenagem nacional”.
1996 6 de Novembro O Jornal de Letras (Suplemento Educação) dedica nove páginas a Rómulo de Carvalho e António Gedeão.
1996 15 de Novembro Homenagem a Rómulo de Carvalho e António Gedeão na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Estão presentes o Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago; o Reitor da Universidade Nova de Lisboa Luís Sousa Lobo; António Manuel Nunes dos Santos e Maria Barroso, entre outras personalidades. Maria Barroso lê alguns poemas. É-lhe entregue a medalha de prata da Universidade (1º recipiente), pelo Reitor. Haveria ainda uma sessão musical com Samuel e Manuel Freire.
1996 24 de Novembro O Ministro da Ciência e Tecnologia assina um artigo no jornal Público sobre o 90º aniversário de Rómulo de Carvalho, celebrado nesse dia. Termina dizendo: “Em homenagem a Rómulo de Carvalho, símbolo vivo da cultura científica na cultura portuguesa, proponho a data de hoje como Dia Nacional da Cultura Científica, momento privilegiado, todos os anos, de balanço, de reflexão e de acção sobre o papel do conhecimento no nosso futuro”.
1996 24 de Novembro O Ministério da Ciência e Tecnologia lança o Programa Ciência Viva, cuja página na Internet abre com o poema “Lágrima de preta”.
1996 24 de Novembro É emitido, na RTP2, o documentário sobre Rómulo de Carvalho/António Gedeão, da autoria da jornalista Diana Andringa.
1996 24 de Novembro Inauguração de uma exposição sobre Rómulo de Carvalho/António Gedeão nas estações de metropolitano da Cidade Universitária, Campo Grande, Marquês de Pombal, Colégio Militar, Entrecampos e Rossio. As galerias centrais foram decoradas com poemas, fotografias e alusões biográficas e bibliográficas.
1996 27 de Novembro O Ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, ao abrigo de Decreto-Lei nº123/84 de 13 de Abril, atribui a Medalha de Mérito Cultural a Rómulo de Carvalho.
1996 28 de Novembro Homenagem a Rómulo de Carvalho na Academia das Ciências de Lisboa. Estão presentes José Mariano Gago, Ministro da Ciência e Tecnologia, o Presidente da Academia José Vitorino Pina Martins, bem como Fernando Dias Agudo e Manuel José de Abreu e Faro. São oradores, no que se refere à obra de Rómulo de Carvalho, na área das Ciências e da Literatura, José Joaquim Dionísio e Urbano Tavares Rodrigues, respectivamente.
1996 1 de Dezembro É publicado, no Diário de Notícias, o artigo “António Gedeão: a lucidez das palavras”, assinado por António Valdemar.
1996 4 de Dezembro Lançamento do livro Actividades Científicas em Portugal no Século XVIII, Universidade de Évora (Sala das Artes da Biblioteca do Colégio do Espírito Santo). Na sessão, são oradores o Reitor da Universidade de Évora, Jorge Araújo, o Presidente da Academia das Ciências, José Vitorino Pina Martins e o Director do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, Fernando Bragança Gil. Por motivos de saúde, Rómulo de Carvalho não esteve presente, tendo-se feito representar pelo seu filho Frederico de Carvalho, que leu um texto do seu pai, em agradecimento, bem como um texto da sua própria autoria.
1996 13 de Dezembro A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira publica um folheto em sua homenagem.
1996 17 de Dezembro Homenagem da Escola Secundária de Pedro Nunes ao antigo professor. Estão presentes o Presidente da República, Jorge Sampaio; o Ministro da Ciência e Tecnologia, José Mariano Gago; e o Ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo. É agraciado pelo Presidente da República com o colar da Ordem Militar de Sant’Iago e Espada. A primeira parte da sessão de homenagem tem como tema “Pelo Ensino Experimental das Ciências”, durante a qual são oradores professores, cientistas e pedagogos. Na segunda parte, é descerrada pelo próprio Rómulo de Carvalho, no Laboratório de Física da escola, uma lápide que atribui o seu nome ao Laboratório.
1996 18 de Dezembro Homenagem na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Durante a manhã, o tema é “Conversas sobre António Gedeão”, sendo oradores Fernando Martinho, Fernando Pinto do Amaral e Manuel Frias Martins. Da parte da tarde, o tema é “Homenagem dos historiadores da Ciência a Rómulo de Carvalho” com Rómulo de Carvalho presente, sendo oradores Maria Alzira Ferreira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Ana Carneiro, Paula Diogo, Isabel Pereira e António Manuel Nunes dos Santos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; António Amorim da Costa da Universidade de Coimbra e Isabel Malaquias da Universidade de Aveiro. É entregue a Rómulo de Carvalho a Medalha de Mérito Cultural, pelo Secretário de Estado da Cultura, Rui Nery. Na mesa estão presentes, além do homenageado, Maria Barroso, Manuel Alegre e Mário Soares. No final da sessão, Maria Barroso e Manuel Alegre lêem poemas e Manuel Freire canta, entre outros poemas, “Pedra Filosofal”.
1997 2 de Janeiro Guilherme de Oliveira Martins, então Secretário de Estado, escreve o artigo “Entre esperanças e ilusões” para o Jornal de Letras (Suplemento Educação) sobre Rómulo de Carvalho.
1997 12 de Janeiro Sessão de homenagem promovida pela Academia de Música de Santa Cecília.
1997 12 de Março Homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão na biblioteca da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra (antigo Liceu D. João III).
1997 23 de Abril Homenagem a António Gedeão/Rómulo de Carvalho pela Escola Secundária Machado de Castro. A esse propósito é distribuído aos presentes o artigo “A Ciência e a Poesia na trajectória do professor poeta”, por Artur Marques da Costa.
1997 11 de Julho A Câmara Municipal de Lisboa atribui o nome de António Gedeão a uma rua situada no bairro de Marvila.
1997 5 de Outubro Homenagem de Artur Marques da Costa, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, na International Conference on the Public Understanding of Science and Technology (Chicago), onde apresenta a comunicação “Rómulo de Carvalho, a Portuguese teacher challenging to learn sciences”.
1997 A Sociedade Portuguesa de Física, presta-lhe homenagem, publicando na Gazeta da Física, vol. 20, fasc. 1, uma série de artigos sobre Rómulo de Carvalho e transcreve o primeiro artigo que ele escreveu no primeiro número dessa revista, em Outubro de 1946.
1998 13 de Fevereiro Homenagem a António Gedeão da Escola EB 23 de Nogueira, Braga.
1998 19 de Fevereiro Homenagem a António Gedeão, realizada pela Escola Secundária Alves Martins, Viseu, na qual são apresentados poemas dramatizados.
1998 É instituído o prémio municipal “Rómulo de Carvalho de Ciência e Didáctica”, por iniciativa do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Este prémio dirige-se aos professores dos ensino secundário e básico que ensinam e divulgam a Ciência nas escolas portuguesas.
1998 Junho Homenagem a António Gedeão/Rómulo de Carvalho, pelos alunos Marta Vieira, Tiago Farinha e Joana Vilela, da cadeira de Tecnologia dos “Media”, do 1º ano de Ciências de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho encontra-se na Internet, em www.siti.pt/cultura.
1999 7 e 8 de Maio Homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão no I Encontro de Professores de Física e Química, realizado no Porto, pela Areal Editores.
1999 SETEMBRO Sessão de homenagem “Evocação a António Gedeão sempre que um homem sonha”, no Centro de Juventude de Vila do Conde, pelo Secretário de Estado da Juventude, Miguel Fontes.
1999 É publicada a brochura Dia Nacional da Cultura Científica, Universidade de Évora.